quinta-feira, 15 de outubro de 2009

As malditas sacolinhas plásticas


Hoje fui alertada pelos meus amigos Edgar e Melissa que era o dia sem sacolinhas plásticas (Campanha saco é um saco), dia do consumo consciente. Fiquei sabendo no meio da tarde (estou de férias!!!) e já tinha recebido 2 sacolinhas em 4 horas. A primeira porque eu adquiri revistas e a segunda porque comprei uma  garrafinha de água, porém deu tempo de recusar a terceira sacolinha do dia na farmácia quando me ofereceram uma para levar o remédio para dor de cabeça! Desnecessáro né?

Mas também todo dia é dia de consumo consciente. Leia os motivos abaixo e pasme!


Todos nós sabemos que precisamos reduzir o número de plástico consumido no mundo, e somente nós, consumidores temos esse poder. Mas POR QUE? pelo amor de deus, alguém me explica? Ok então dei uma pesquisada e veja só:

O saquinho plástico é um derivado do petróleo, substância não renovável, e no meio ambiente pode levar séculos para ser degradado. Além disso para sua produção é necessária muita água e energia.
Mas se isso não é sufuciente pra você, tem um outro fator que me chocou muito. As sacolinhas plásticas, no mar, são confundidas com águas-vivas pelas tartarugas marinhas e peixes, que inocentemente as consomem acreditando ser seu alimento, no entanto morrem engasgados.
Vale lembrar que as sacolinhas contribuem para as enchentes, pois facilmente ajudam a entupir os bueiros.
Portanto a partir de agora só sacola retornável! vou comprar uma bem bonita! de preferência com a foto de uma tartaruga linda!!

3 comentários:

  1. Apoiadíssima, amiga!
    Não custa nada deixar uma sacola de supermercardo no carro para carregar essas comprinhas! E quando faltar espaço é só pedir caixas de papelão! Super praticas e fáceis de carregar.
    Salvem as tartarugas! Hehe!
    Afinal, não existe esse negócio de JOGAR FORA, pq só mudamos o lixo de lugar... o planeta é nossa casa!
    parabéns pelo blog!
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi,
    quando eu vi o dia sem sacolinha plástica, logo lembrei do seu blog!
    Há muito tempo, venho usando caixa de papelão para levar as compras para casa, o que aliás, é muito mais prático!
    Além do mais, qualquer supermercado tem inúmeras caixas de papelão, sem destino definido, ideais para o transporte das compras!
    Parabéns pela iniciativa,
    Helô

    ResponderExcluir
  3. Mi, temos que mobilizar a D. Eli e o pessoal do escritorio para parar de utilizar copinhos de plastico cada vez que tomam agua!!!
    Aqui na Europa (pelo menos na cidade onde moro) nenhum lugar tem saclinhas de plastico. Normalmente nao tem sacola nenhuma, as pessoas levam de casa.
    Otimo post!
    Bjos Pati

    ResponderExcluir