quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Segunda sem carne


Para começar, vou falar sobre a campanha “Segunda sem carne”. Quem me conhece sabe que eu detesto extremos; não como carne vermelha por opção há 13 anos e não saio divulgando isso, sou discreta quanto a minha opção e não tento buscar adeptos para essa tribo.

Eu, como uma não “comedora” de carne (vermelha), esforçarei-me (sim, reconheço que é um esforço), para uma vez por semana não comer nenhuma carne! (a campanha exclui do cardápio: peixe, porco, aves, a boa e velha vaquinha!...). Se eu conseguir transmitir essa ideia a uma pessoa no mínimo e essa pessoa passar a ideia adiante e assim sucessivamente, o impacto será grande! Sim! A minha atitude faz a diferença. Então vamos lá!!

A campanha: foi lançada pelo ex-beatle: Paul McCartney tentando ajudar na luta pelo combate às mudanças climáticas.

O objetivo: reduzir a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, que acabam por aquecer o nosso amado planeta. Dados da ONU mostram que a criação de animais de corte responde por cerca de 18% dessa emissão, surpreendentemente mais que a indústria global de transportes (você não ficou chocado? porque eu fiquei!).

Como: uma vez por semana deixar de consumir carne bovina, suína, de aves (e afins.. coelho, cavalo..).

A campanha é pela redução e não pela eliminação total da carne de sua vida, ou seja, sem radicalismo. Assim como existe o tradicional dia da feijoada (quartas e sábados), o dia da massa (quintas), o dia do peixe (sextas), por que não o dia sem carne?Uma atitude simples com consequências importantes.

Pense nisso!

"Por exemplo, isso não apenas ajuda a combater a poluição, como também a promover a saúde melhor, o tratamento ético dos animais, o combate à fome mundial e a promoção do ativismo comunitário e político." McCartney.

Lembrando que não foi citada a forma do abate dos animais, os benefícios à saúde, o combate à poluição, o desmatamento proveniente da produção; esses tópicos ficam para um próximo post!



Um comentário:

  1. Oi Mi!
    Muito bacana sua atitude de criar esse blog!
    Pode contar comigo pra divulgar e aderir às segundas sem carne!
    O duro vai ser convencer o marido!? rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir